Você sabe como funciona o cronograma de preparação das Escolas de Samba para o carnaval do Rio de Janeiro? O Carnaval Experience explica!
Os tão esperados desfiles acontecem em fevereiro ou março no Sambódromo da Marquês de Sapucaí todos os anos. São uma explosão de emoção, cores, brilhos e alegria!
O que muitos não sabem é que a produção para o maior show da Terra dura o ano todo dentro dos barracões das agremiações.
Confira a seguir o calendário carnavalesco ao longo dos meses:
Março
Logo após o último desfile, as Escolas de Samba avaliam o que funcionou e o que precisa ser modificado. Além disso, começam os trabalhos de desmonte das alegorias e de outras produções do último carnaval. As agremiações também definem o que vai e o que não vai ser utilizado no ano seguinte. Materiais para reciclagem e venda são separados.
Abril e maio
O enredo do próximo ano é escolhido e começa novamente o processo de planejamento do carnaval. De forma resumida, o enredo apresenta uma história e um tema.
Junho
As fantasias e as alegorias são desenhadas.
Julho, agosto e setembro
Os protótipos - versões de teste - das fantasias são criados. É também nesse período que se inicia a montagem carros alegóricos. Já podemos ver o próximo carnaval tomando forma! Nesse momento você pode ver os segredos e as surpresas das Escolas de Samba. Por isso, atenção: solicitamos que você não tire fotos das alegorias.
Outubro
Começa a alta temporada carnavalesca: o samba-enredo oficial é escolhido e gravado. Os ensaios se iniciam e acontecem tanto na quadra das Escolas quanto na rua. Neles participam os membros da comunidade que vão desfilar: é preciso estar com o samba-enredo na ponta da língua, ter disposição, animação e muito amor pelas agremiações!
Novembro
Ocorre o início da reprodução das fantasias e esculturas, assim como a pintura de fantasias e alegorias.
Dezembro
Começa a produção das fantasias de destaque - aquelas que se localizam no topo dos carros alegóricos e são muito luxuosas.
Janeiro e fevereiro
São os meses mais intensos: o trabalho de produção e de ensaios de comunidade está a todo vapor. E então acontece o desfile!
Finalmente, após todo esse esforço e essa dedicação, as Escolas de Samba podem respirar aliviadas - por um breve momento. A sensação é de dever cumprido!
Consegue perceber a complexidade da produção do carnaval? São muitos envolvidos: presidência, diretoria, bateria, passistas, artesãos, construtores, costureiros, entre outros. A lista é infinita!
E sabe o que é melhor? Você pode acompanhar de perto todo esse processo, o ano inteiro, nos tours e experiências do Carnaval Experience dentro do barracão da Grande Rio, na Cidade do Samba. Mergulhe no universo carnavalesco, nos batuques e gingados com a gente. Não perca a chance de viver esse momento único e inesquecível!