Conheça o sambódromo, a passarela do samba carioca

Conheça o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, palco dos desfiles das escolas de samba cariocas e coração do carnaval. Saiba sobre a Passarela do Samba!

 

Conheça o sambódromo, a passarela do samba carioca

O Sambódromo foi construído em 1984. Seu nome oficial é Passarela Professor Darcy Ribeiro e a construção faz parte de um estilo arquitetônico construído pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Localizado na Rua Marquês de Sapucaí, na região central da cidade do Rio de Janeiro, o local recebe milhões de foliões, que se organizam para acompanhar os desfiles durante o carnaval carioca .

 

Antes de sua existência, as escolas de samba já desfilavam no Centro do Rio de Janeiro, entretanto, era necessário a montagem e desmontagem anualmente das arquibancadas. Devido ao crescimento e popularização do carnaval, foi apontada a necessidade de um lugar próprio para a realização desse grandioso evento. Quer conhecer mais sobre o Sambódromo? Continue a leitura!

 

Qual o tamanho e tempo de travessia do Sambódromo?

 

A pista do Sambódromo tem 700 metros de extensão, 13 metros de largura e capacidade para 80 mil foliões, que são divididos em vários setores. As escolas precisam atravessar a passarela entre 60 a 70 minutos, terminando o desfile na Praça da Apoteose. Uma noite inteira de desfiles pode durar até 12 horas!

 

Há quem goste de assistir apenas o desfile da escola de coração e existe também quem prefere assistir todos os desfiles para comparar vários quesitos. Em março de 2021, o sambódromo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo assim impedido legalmente de ser descaracterizado, devido seu valor cultural, histórico, arquitetônico, ambiental e afetivo. 

 

Estrutura do Sambódromo

 

O Sambódromo possui 13 setores, dividido por lados pares e ímpares. Os pares ficam próximos ao metrô da Praça Onze e os ímpares são próximos à estação de trem da Central. Todos os setores têm banheiros e lanchonetes. São 5 opções de localização dentro do Sambódromo, do mais simples (arquibancadas) aos mais sofisticados (camarotes).

 

  • Arquibancadas;
  • Frisas;
  • Frisas cobertas;
  • Cadeiras numeradas;

 

Sambódromo durante a pandemia de Covid-19

 

Durante a pandemia de Covid-19, que impossibilitou os desfiles de carnaval em 2021, o Sambódromo foi utilizado como local de vacinação, demonstrando a capacidade de atender as demandas da sociedade. O Sambódromo também já sediou outros eventos, como shows nacionais, internacionais e as Olimpíadas de 2016.

 

Saiba mais sobre o carnaval carioca no Carnaval Experience

 

Quer viver uma imersão no carnaval carioca? Venha realizar um tour guiado no maior espetáculo da Terra! Aqui no Carnaval Experience, programa de turismo e cultura do carnaval do Rio de Janeiro, você passará por várias etapas do carnaval, conhecendo de perto as fantasias, os carros alegóricos, sambando com as passistas, bebendo caipirinha e ouvindo o som da bateria que faz o coração bater mais forte! Venha se apaixonar pelo carnaval carioca!

 

Linkar primeiro texto após publicado.

Back to blog